Mutatis Mutandis#15: A importância do olhar


“O olhar deve ser abrangente e amplo. Na estratégia, é importante ver as coisas distantes como próximas, e olhar de longe as coisas próximas” (Miyamoto Musashi). Como já vimos, o concurso, por ser um desafio de longo prazo, exige estratégia. Assim sendo, um ponto importante que podemos aprender com Musashi e seu guia samurai é calibrar o olhar para ter perspectiva. É comum e até um “lugar comum” afirmar que concurso público é maratona e não uma corrida de cem metros, mas, na prática, o que isso significa? Eu gosto de ir correr pelas ruas de Fortaleza para pensar um pouco sobre isso. Essas corridas sempre me dão um pouco mais de clareza sobre o tem. Sempre que começo a correr, até estar aquecido, sinto dores nos joelhos. Essas dores me fazem querer parar. Nesse momento, isso que está o mais próximo possível de mim (no meu corpo), eu tento projetar em perspectiva para o futuro e tento me imaginar cinquenta minutos adiante, concluindo o percurso proposto, aquecido, cansado, suado e com a sensação boa de que valeu a pena. Sempre dá certo. Projeto o futuro, jogo para a frente o pensamento, vejo as coisas em perspectiva e vou esquecendo das dores

à medida que vou aquecendo. De repente, me vejo correndo sem dores nos joelhos. Do mesmo modo faço ao final da corrida, quando tudo já está chegando ao fim, lembro do começo da caminhada, como o começo foi difícil e até doloroso. No estudo para concursos, a sensação é a mesma. No princípio, é chato, cansativo e até doloroso (costas, olhos, cabeça...) passar horas repetidamente estudando. Quando essa dor bater, tão próxima de você, pense em perspectiva: pense na aprovação que virá, em você e na sua família podendo realizar seus sonhos. Ao final de cada dia, lembre-se do início do estudo e como, ao final daquele dia, você aprendeu, como aquele dia valeu a pena e como ele vai te ajudar a realizar os seus sonhos. Tudo isso pode ser resumido em outra frase de Musashi, hoje em dia, muito conhecida: “por maior que seja a estrada, ela deverá ser percorrida passo a passo”.

Plano de Ação

#Ação15:

1 – Tente aumentar um pouco as horas de estudo líquido por dia.

2 – Se você estava estudando três ou cinco horas líquidas por dia, tente aumentar, respectivamente, para quatro ou seis.

3 – Busque ir eliminando atividades supérfluas de sua rotina.

  • Instagram Ouse Saber
  • Facebook Ouse Saber

 © 2020 | Ouse Saber - Curso Preparatório para Concursos