Mutatis Mutandis#8: Autocontrole 2.


“É fácil perceber os sinais de autocontrole emocional: tendência à reflexão e à ponderação, tranquilidade diante da ambiguidade e das mudanças e integridade – capacidade de dizer não a impulsos” (Daniel Goleman). Ao longo de anos

acompanhando estudantes, foi possível perceber que os mais exitosos são aqueles que são capazes de fazer a conversão de maus sentimentos em vontade de perseverar. Esse tipo de pessoa consegue canalizar a energia para alcançar os propósitos estabelecidos não somente quando se está feliz, mas também quando está triste, cansado, irritado, com medo etc. Eles sentem como todos os demais, mas oferecem respostas mais sofisticadas aos impulsos primitivos de sobrevivência. Isso é feito, normalmente, com base em alguma estratégia mental. Por exemplo, pode-se contextualizar a causa daquele mau sentimento dentro de seu projeto de vida e, por meio de uma justificação racional, transformar essa causa em combustível (motivação). Um exemplo é o de um aluno que estudava muito fortemente para concurso quando descobriu que sua filhinha de um ano estava diagnosticada na síndrome do espectro autista. Logicamente, a notícia o abalou e fez com que ele mudasse aspectos da sua vida, mas, rapidamente, ele foi capaz de afirmar: “agora, mais do que nunca, preciso estudar para propiciar o tratamento adequado para minha filha”. Outra estratégia é fazer da causa do mau sentimento um obstáculo a ser transposto. Eu conheço uma pessoa para quem um certo Senhor disse: “você não é capaz de ser aprovado nessa seleção”. A pessoa, depois que ouviu aquilo, estudou com o dobro da intensidade para provar que era capaz. E deu certo. Acabou passando em sexto lugar na seleção que era para quinze vagas. Isso é autocontrole e capacidade de canalizar emoções ruins em motivação para alcançar projetos de vida. Isso para muitas pessoas é algo natural, mas também é algo que pode ser exercitado. Comece já! #mutatismudandis


#Ação8

1 – Tente aumentar um pouco as horas de estudo líquido por dia.

2 – Se começou estudando duas ou quatro horas líquidas por dia, tente aumentar, respectivamente, para três ou cinco.

3 – Organize sua Bibliografia.

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